quarta-feira, 12 de junho de 2013

TRANSPORTE COLETIVO

      A mídia tem mostrado estes dias uma intensa discussão sobre a questão de não se ter o cobrador dentro do ônibus. Assim como também a questão do valor cobrado pela passagem. Em algumas cidades tivemos protestos de usuários dos transportes coletivos e também até a paralisação por parte de funcionários pedindo melhorias de salário e das condições de trabalho. Na realidade é um absurdo vermos o motorista se desdobrando em dois para dirigir e cobrar a passagem ao mesmo tempo.
      E nós onde entramos nisso? O transporte coletivo que nos serve para o transporte de passageiros até os municípios vizinhos esta uma vergonha. Não cumpre horários, há dias em que o coletivo não vem, ônibus em condições precárias  motorista fazendo o trabalho do cobrador e por ai adiante. Quem nos defende nesta? Os políticos não tomam partido, pois se irem em busca de melhora os comerciantes dirão que eles estão traindo seus interesses e significa perda de votos. Para a ACIC, entidade dos que se dizem comerciantes, este assunto não é interessante pois para eles quanto mais ruim, melhor.
      Então vamos ver o quanto estamos perdendo com isso: Tempos atras tínhamos uma quantia de horários que servia até Inajá  Muitas pessoas de lá faziam compras e se serviam de serviços aqui de São João. Hoje é praticamente impossível pois os horários foram cortados em quase sua totalidade. Com isso ao invés de virem para cá, estão indo até Paranacity, onde o comercio a cada dia que passa esta se tornando mais forte.
      Terra Rica esta fazendo um grande trabalho e esta levando boa parte do povo de Santo Antonio a se servirem do comercio daquela cidade. Este mesmo povo que outrora vinha aqui para nossa cidade.
      Em outros tempos até de Cruzeiro do Sul vinham fazer sua compras aqui pois havia uma linha que ligava até aquele município. Isto sem contar que um ANTIGO presidente da ACIC teve a petulância de se pronunciar contra a urbanização daquela via que possa por traz da escola que liga a entrada por Paranavaí á de Santo Antonio. No pensamento dele se isto fosse acontecer, iria prejudicar o comercio pois as pessoas passariam por fora da cidade. Isto é o fim da picada.
      E os que se dizem comerciantes ainda pensam que se o povo tiver um péssimo transporte coletivo deixa de ir a Paranavaí fazer suas compras. Enquanto permanecer este pensamento medíocre o comercio local só vai para trás. Deveriam sim se preocupar com a melhoria de seus comércios, das calçadas, do visual de seu estabelecimento e do atendimento que chega ser mil vezes pior que o de Paranavaí que já é ruim. Na realidade estamos sem ninguém para nos defender também nisto. Vamos cobrar dos nossos representantes que possam buscar melhorias para este transporte e cobre da empresa que se cumpra a manutenção das linhas e horários a que ela detêm para quem sabe voltarmos a ter pessoas de fora comprando em nossa cidade. E aqui vai um alerta, mesmo tendo deixado de fazer um horário e a linha, a empresa é detentora dos direitos sobre o trajeto. Vamos obrigar que eles cumpram o seu dever adequadamente.
.











Nenhum comentário:

Postar um comentário