sábado, 3 de agosto de 2013

ARBORIZAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS


      Nas décadas de 60 e 70 aqui na cidade dos esquecidos havia um cuidado muito especial com as árvores das vias públicas. Constantemente passavam por podas que as deixava muito belas. Com este trato destinado a elas, impunha á população, um maior respeito com as mesmas.
      Nos dias de hoje se fala e discute muito mais sobre o meio ambiente. No entanto não estamos mais vendo o mesmo respeito que se tinha com as árvores. Muitas delas são danificadas com a poda feita para aliviar o contato com a fiação de energia. Outras pela precariedade do trato também sofrem o ataque de pragas. Com isto muitas delas estão comprometidas e há a necessidade de serem erradicadas.
      Acontece que uma grande quantidade destas, esta sendo erradicada, só não esta sendo substituídas adequadamente. Vemos calçadas que vai de uma esquina a outra quase sem árvores. Dias destes na Avenida principal do comércio uma árvore foi removida e em minutos o cimento já ocupava seu lugar. Alguns proprietários, ao contrário, além de plantar, também promovem a poda e tem cuidados com as árvores.
      A menos que tenham mudado o código de postura do município, em cada divisa de terreno deve ser plantada uma árvore. E cabe ao município o devido cuidado com as mesmas. Em caso de alguma poda ser feita por um morador, só será permitido com a autorização da prefeitura. Se o cidadão fizer a remoção de galhos das árvores sem a devida autorização, é dele a responsabilidade de retirar os entulhos.

      Fica aqui então a nossa dica de que se deveria cuidar com mais carinho deste assunto. Deveria sim ter a autorização para a retirada das árvores comprometidas, mas também haver a reposição de espécie adequada juntamente com um trato adequado. Não podemos ver nelas um estorvo mais sim uma aliada na preservação de nosso meio ambiente..

Nenhum comentário:

Postar um comentário