terça-feira, 20 de agosto de 2013

INCENTIVO Á CULTURA, CULTURA? O QUE É ISSO?


         Na manhã de hoje ao abrir meu face, fiquei indignado com um post. Um cidadão solicitando a participação dos munícipes para colaborarem com um projeto que visa melhorar a cultura local e até regional. Falo isto uma vez que estamos tendo uma grande soma em dinheiro sendo investida na cultura e esporte local.
      O time amador local atualmente disputa todos os campeonatos amadores promovidos, não é? As escolinhas de formação estão todas abarrotadas de crianças participando, não é? Ah, desculpe, eu não estava sabendo. O nosso time amador se acabou e não temos mais verbas destinadas a ele. O que? As escolinhas também não estão funcionando? Ah sim, também não temos verbas para isto. Bom, isto não importa, pois aqui na TERRA DOS ESQUECIDOS as pessoas não gostam de esporte. Na TERRA DOS ESQUECIDOS não temos drogas e nem devemos nos preocupar com programas que tirem os jovens desta perdição, não é?
      Mas cultura temos, isso temos. Temos aqui um mini teatro que foi edificado com uma verba destinada especificamente para isto, tal qual em outros municípios que também receberam este dinheiro. Como é? Não temos? Ah, temos um local onde teve uma conferência intermunicipal de educação e choveu dentro? Reaproveitaram um prédio já existente para fazer uma adequação? O que? É da época do atual vice prefeito? Mais isto faz tempo, ninguém lembra mais, e afinal de contas agora nem esta chovendo, deixa isto para lá.
      Vamos ver então...ah, temos RODEIO, isto toda a população gosta. Trazem divisas, grandes somas de dinheiro para a cidade, uma multidão de pessoas de fora vem para a cidade trazendo seu rico dinheirinho. As barracas que são montadas, todas pertencem a moradores e comerciantes locais, a tropa é daqui, o parque, enfim todo o dinheiro fica aqui. As crianças nem ficam sem ir ás aulas por conta do evento, nem tomam bebidas alcoólicas e ficam até altas madrugadas por ai. E além do mais o parque esta todo bonito, nem precisa de ser feito investimentos para adequação do mesmo. Como é? Vão investir mais de 60.000 lá? É um povo de fora que vem explorar o comercio por lá? Vai tirar o dinheiro do povo para o final do ano? Nãããão, vão pagar o décimo terceiro bem no final de semana do rodeio? Não acredito!
      Cidadão e você ainda vai tentar trazer cultura? Pedir apoio para seu projeto? Sei que este aprendizado seria bom, mas quantos vocês são? O que vocês representam para a comunidade?
      Lamento que a CIDADE DOS ESQUECIDOS encare as coisas deste jeito. Que nossos gestores tenham este tipo de pensamento. Ainda pensam que as pessoas são manipuláveis ao seu bel prazer. Que bastam meia dúzia de palavras e elas se rendem aos seus conhecimentos. Esta na hora dos senhores vereadores levantarem suas bandeiras, dos seguimentos da comunidade se fazerem fortes, das pessoas exigirem as boas coisas para a comunidade. Devemos estar atentos em todo o tempo quanto a atuação de nossos gestores, não apenas em tempos de campanha onde tudo se promete. As pessoas precisam de cultura, de ações proveitosas e que possam trazer bons frutos e duradouros. Vão ser gastos muito dinheiro para se preparar o parque de rodeios, o dinheiro do povo vai embora e no próximo ano teremos que gastar outra quantia novamente. Só o valor gasto para o parque daria para manter quantos projetos de proveito duradouro ao município? Não seria suficiente para manter o time de futebol na ativa? Ou ainda tocar as escolinhas de formação? Pensem e pensem muito bem. Ano que vem teremos campanha e novamente seremos alvo das investidas em nosso voto para manter os interesses pessoais de muita gente.

      Hoje olhamos as fotos dos times que nos representaram no passado e temos orgulho. As famílias guardam esta recordação. Os desfiles que havia, as gincanas, os teatros. E o rodeio? Este tipo de evento soma o que para a nossa cidade? Será que daqui mais uns anos estaremos vendo fotos de nossos filhos e lamentando por eles terem ido tão cedo? Mortes trágicas, jovens tragados pela droga, por vícios? São estas as recordações que iremos ter? Ou os nossos gestores não têm responsabilidade sobre isto? Pensem bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário